domingo, 20 de setembro de 2015

Entendendo Wolverine: #09- Grandes Clássicos 3: Outras Sagas Marcantes



Completando a trilogia dos Grandes Clássicos, hoje encerramos ela com sagas marcantes do personagem que ainda não apareceram em nossa lista da série Entendendo Wolverine.

Kitty Pryde e Wolverine
A hq foi escrita pelo “Senhor X” Chris Claremont e desenhada por Al Milgrom. A minissérie serviu para usar a popularidade de Wolverine como um impulso para a personagem então recém chegada nos X-Men, Kitty Pryde. A hq aproxima a relação entre Logan e Kitty enquanto eles enfrentam o perigo imposto pelo estreante vilão Ogun. A história teve grande importância no desenvolvimento de ambos os personagens, com o amadurecimento de Pryde e com Wolverine mostrando seu lado mais “paizão”.

Escolhas Malditas
Durante os anos 80, a tendência das grandes editoras de quadrinhos era apostar em Graphic Novels, histórias com enredo fechado e tendo um público alvo mais velho. E com Wolverine não foi diferente. Tom DeFalco e John Buscema elaboraram “Escolhas Malditas”, com um clima menos heroico, inspirado nas histórias de Madripoor. Durante suas férias, Logan acaba se envolvendo na caçada de um vilão que também está sendo procurado por Nick Fury, enquanto vai lidando com diversas situações que o deixam em dúvida sobre qual decisão tomar. Além do ótimo enredo, John Buscema faz um de seus melhores trabalhos na arte.

Duro de Matar
Duro de Matar saiu no final dos anos 1990, e foi escrito por Warren Ellis e desenhado pelo ótimo artista Leinil Francis Yu. Curiosamente, esta foi a hq onde Wolverine misteriosamente recuperou o seu nariz quebrado, na polêmica onde o personagem estava ‘involuindo’. Esse pequeno período em que Ellis e Yu trabalharam serviu para dar uma revitalizada no título do herói, que vinha um pouco abaixo da média.

A Nova Mensal: Greg Rucka
O diálogo no bar com Noturno, “Coyote Crossing” e Dentes de Sabre são razões suficientes para você querer ler esta hq.

Inimigo do Estado/Agente da Shield
Mark Millar assumiu os roteiros após a fase Rucka. Millar, trabalhando junto com John Romita Jr, resolveu trazer de volta o clima de super-heróis para as histórias do Wolverine. Inimigo do Estado foi o começo de tudo, onde Wolverine é capturado pela Hydra e, após sofrer uma lavagem cerebral, vai a caça de diversos heróis da Marvel. Após ser capturado pelos Vingadores e X-Men, Logan volta ao normal e jura vingança contra a Hydra. Recheda de ação, é um prato cheio para os fãs que veem pela primeira vez, uma hq do Wolverine que afeta todo o Universo Marvel.


Caça a Mística
Jason Aaron e Ron Garney são os autores da hq que tem um enredo muito simples: Ciclope manda Wolverine caçar Mística por causa de uma traição. Parece bobo não é? Porém, é uma hq que nos mostra o quanto Wolverine vai aprendendo a controlar sua fúria interior para usar a seu favor e conta com uma narrativa excepcional, alternando entre a caça e flashbacks de momentos onde Wolverine e Mística se esbarraram.

O Velho Logan
Mark Millar retorna as hqs de Wolverine, desta vez em parceria com Steve Mcniven, para elaborar um futuro alternativo onde os vilões venceram os heróis. No caso de Wolverine, uma tragédia ocorre em relação a sua equipe, os X-Men, que o faz desistir da vida de herói. Num estado deplorável onde se vê obrigado a pagar uma enorme dívida que tem com a Gangue dos Hulks, Logan é encontrado por Gavião Arqueiro, onde parte para uma viagem que mudará sua vida pra sempre.

**************Todas estas hqs podem ser baixadas neste link.

Na próxima e última etapa, a Morte de Wolverine por Charles Soule e Steve Mcniven.