sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Review: Estátua Wolverine 1/10 - Iron Studios


Sobre a Iron Studios
É uma empresa brasileira que produz colecionáveis desde 2010. Dentre os licenciamentos, incluem-se a Marvel (quadrinhos e cinema), Cavaleiros do Zodíaco, dentre outros.

A Estátua
        A caixa com possui a arte referente ao uniforme clássico do personagem, o que é uma ótima apresentação e você provavelmente, vai querer guardá-la.  Na parte superior, possui um balão com a frase característica de Wolverine em inglês.



A base da estátua conta com o logo clássico e possui um detalhe  simulando rasgo de garras. Na parte de baixo, temos pontos de borracha para evitar contato direto com a superfície.


          A escala é de 1/10 (aproximadamente 14 centímetros de altura, contando com a base). O uniforme retratado é o clássico, dos anos 70, mas com o detalhe do “X” no cinto, característico da época que Jim Lee desenhava as hqs mutantes. A pintura está de ótima qualidade, feita em polystone, com pouquíssimas falhas que não incomodam em nada. Destaque para a textura dos braços, simulando os pelos e para o cromado das garras, que aliás, são realmente de metal.

         A pose escolhida foi a de ataque, com uma ótima projeção na base, que possui apenas um pino para encaixe, mas que não compromete em nada o equilíbrio da figura. Combinou muito bem com o personagem.





       Por fim, como único ponto negativo, fica a questão das figuras da Iron Studios ficarem mais caras conforme vão sendo vendidas. O preço inicial da figura era de 250 reais, um bom preço. Em poucos meses, já aumentou para 300. Hoje, em dezembro, não se encontra por menos de 400 reais.

Vale a pena?

Tanto para quem é fã do personagem ou de colecionáveis em si, vale a pena. Cabe ressaltar o problema do preço, que aumenta com o tempo, fator que pode diminuir o incentivo de compra.


sábado, 24 de outubro de 2015

Entendendo Wolverine: #10- A Morte


Falar de morte em histórias em quadrinhos é sempre algo complicado. Por se tratar de uma mídia continuada, é raro termos uma morte definitiva. Na franquia X-Men por exemplo, muitos foram e voltaram da morte, através das explicações mais mirabolantes possíveis. Todavia, para fechar nossa série Entendendo Wolverine, não vi outra opção a não ser fechar com a bem recente Morte, e vou explicar o porquê disso.

A hq foi lançada no ano de 2014, tendo autoria de Charles Soule (roteiro) e Steve McNiven (arte). McNiven faz um trabalho espetacular na revista, particularmente, um dos meus favoritos do artista. Diversas capas dariam ótimos posteres e as cenas de ação ficaram espetaculares. Soule é um roteirista que contava com trabalhos na DC Comics e era então recém chegado na Marvel. 

A proposta de Soule foi o que me fez escolher essa hq para fechar a série Entendendo Wolverine. Soule escreve em 4 partes a morte do mutante relembrando em cada número, fases marcantes do personagem. Canadá, Madripoor, Japão e Arma X. Quatro fases que você com certeza já conferiu aqui. As localidades e participações de personagens já consagrados da franquia mutante fazem parte do conjunto.

A morte de Wolverine foi uma hq que dividiu opiniões. Este trecho tem pequenos spoilers do enredo, então se não quiser estragar nada, pule! Logan morreu de forma... anônima. Um vilão totalmente inesperado foi indiretamente responsável por sua morte. Foi uma morte heroica mas sem "grife", se comparada a outras mortes no universo das hqs como a do Superman. Isso gerou reclamações por parte de alguns fãs. A meu ver, foi uma morte digna. Acho que chamar mais atenção daria a morte um caráter de espetáculo, que não é condizente com a perda de uma vida, algo que não deveria ser comemorado. Ficou simples, mas longe de ser uma característica que tire o brilho da hq.

O enredo se passa num período complicado da vida de Wolverine, pois o mutante perdeu seu fator de cura. Com um valor colocado por sua vida, Logan se vê obrigado a se isolar numa ilha para evitar que pessoas próximas se envolvam na sua captura e acabem pagando. Após ser atacado, Wolverine resolve ir atrás de quem o está perseguindo.

Links para download:

E aqui encerramos a série Entendendo Wolverine. Espero que vocês tenham gostado e que tenha sido útil para você que se interessou em saber mais sobre o personagem! 

domingo, 20 de setembro de 2015

Entendendo Wolverine: #09- Grandes Clássicos 3: Outras Sagas Marcantes



Completando a trilogia dos Grandes Clássicos, hoje encerramos ela com sagas marcantes do personagem que ainda não apareceram em nossa lista da série Entendendo Wolverine.

Kitty Pryde e Wolverine
A hq foi escrita pelo “Senhor X” Chris Claremont e desenhada por Al Milgrom. A minissérie serviu para usar a popularidade de Wolverine como um impulso para a personagem então recém chegada nos X-Men, Kitty Pryde. A hq aproxima a relação entre Logan e Kitty enquanto eles enfrentam o perigo imposto pelo estreante vilão Ogun. A história teve grande importância no desenvolvimento de ambos os personagens, com o amadurecimento de Pryde e com Wolverine mostrando seu lado mais “paizão”.

Escolhas Malditas
Durante os anos 80, a tendência das grandes editoras de quadrinhos era apostar em Graphic Novels, histórias com enredo fechado e tendo um público alvo mais velho. E com Wolverine não foi diferente. Tom DeFalco e John Buscema elaboraram “Escolhas Malditas”, com um clima menos heroico, inspirado nas histórias de Madripoor. Durante suas férias, Logan acaba se envolvendo na caçada de um vilão que também está sendo procurado por Nick Fury, enquanto vai lidando com diversas situações que o deixam em dúvida sobre qual decisão tomar. Além do ótimo enredo, John Buscema faz um de seus melhores trabalhos na arte.

Duro de Matar
Duro de Matar saiu no final dos anos 1990, e foi escrito por Warren Ellis e desenhado pelo ótimo artista Leinil Francis Yu. Curiosamente, esta foi a hq onde Wolverine misteriosamente recuperou o seu nariz quebrado, na polêmica onde o personagem estava ‘involuindo’. Esse pequeno período em que Ellis e Yu trabalharam serviu para dar uma revitalizada no título do herói, que vinha um pouco abaixo da média.

A Nova Mensal: Greg Rucka
O diálogo no bar com Noturno, “Coyote Crossing” e Dentes de Sabre são razões suficientes para você querer ler esta hq.

Inimigo do Estado/Agente da Shield
Mark Millar assumiu os roteiros após a fase Rucka. Millar, trabalhando junto com John Romita Jr, resolveu trazer de volta o clima de super-heróis para as histórias do Wolverine. Inimigo do Estado foi o começo de tudo, onde Wolverine é capturado pela Hydra e, após sofrer uma lavagem cerebral, vai a caça de diversos heróis da Marvel. Após ser capturado pelos Vingadores e X-Men, Logan volta ao normal e jura vingança contra a Hydra. Recheda de ação, é um prato cheio para os fãs que veem pela primeira vez, uma hq do Wolverine que afeta todo o Universo Marvel.


Caça a Mística
Jason Aaron e Ron Garney são os autores da hq que tem um enredo muito simples: Ciclope manda Wolverine caçar Mística por causa de uma traição. Parece bobo não é? Porém, é uma hq que nos mostra o quanto Wolverine vai aprendendo a controlar sua fúria interior para usar a seu favor e conta com uma narrativa excepcional, alternando entre a caça e flashbacks de momentos onde Wolverine e Mística se esbarraram.

O Velho Logan
Mark Millar retorna as hqs de Wolverine, desta vez em parceria com Steve Mcniven, para elaborar um futuro alternativo onde os vilões venceram os heróis. No caso de Wolverine, uma tragédia ocorre em relação a sua equipe, os X-Men, que o faz desistir da vida de herói. Num estado deplorável onde se vê obrigado a pagar uma enorme dívida que tem com a Gangue dos Hulks, Logan é encontrado por Gavião Arqueiro, onde parte para uma viagem que mudará sua vida pra sempre.

**************Todas estas hqs podem ser baixadas neste link.

Na próxima e última etapa, a Morte de Wolverine por Charles Soule e Steve Mcniven.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Entendendo Wolverine: #08- Grandes Clássicos 2: As Melhores Lutas

Chegamos a segunda etapa da trilogia "Grandes Clássicos". Como Wolverine diz, ele é o melhor no que faz! Portanto, mostraremos as lutas nas quais Wolverine fez sua fama como um dos mais temidos heróis da Marvel.

Marvel vs DC - Wolverine vs Lobo

No mega crossover envolvendo as duas maiores editoras de quadrinhos, diversos confrontos foram travados, sendo decididos através de votação dos leitores. Wolverine "apagou" Lobo enquanto lutavam em um bar. Foi uma vitória marcante, pois Lobo é vilão de ninguém mais ninguém menos que Superman, já tendo inclusive o vencido.



The Incredible Hulk #340 - Wolverine vs Hulk (Cinza)

A marcante história, principalmente devido a genial capa de Todd McFarlane, mostrou pela primeira vez um Wolverine capaz de lidar com personagens mais fortes, principalmente do nível do Hulk. Wolverine chega a fazer algo antes inimaginável, desmaia seu adversário!










Eu, Wolverine - Wolverine vs Shingen

O épico final dessa grande minissérie, escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller, Wolverine enfrenta o líder do clã Yashida, pai de Mariko, Shingen, se vingando de sua derrota no primeiro número. Sua vitória é inesquecível.



Massacre de Mutantes - Wolverine vs Dentes de Sabre

O início da rivalidade entre Logan e Creed. Durante a história, Dentes de Sabre, que estava "voando", matando todos a sua frente, enfrenta um Wolverine "enferrujado", que está muito tempo sem lutar e é reflexo do momento que passavam os X-Men. Mas isso não foi suficiente para parar o herói mutante, e impedi-lo de fazer uma luta épica contra seu maior inimigo.






Inimigo do Estado - Wolverine vs Gorgon

Na gigantesca saga de Mark Millar, Wolverine enfrenta seu mais novo inimigo, Gorgon. Extremamente poderoso e habilidoso, representou uma das maiores dificuldades de Wolverine em toda sua trajetória. Na primeira luta, Gorgon surpreende Wolverine e o captura para a Hidra. No acerto de contas, Gorgon é morto com seu próprio poder.




A Saga da Fênix Negra - Wolverine vs Clube do Inferno

Com todos os X-Men capturados, restou a Wolverine salvá-los. Na sua volta inesperada, Logan literalmente limpa toda a segurança local e acaba resgatando os X-Men, causando uma grande reviravolta na história. Foi, de fato, a primeira grande atuação em combate do mutante.




Wolverine contra a Gangue Hulk (O Velho Logan)
Essa dispensa comentários, pois as imagens falam por si.



Na próxima etapa, fechamos a trilogia com as melhores estórias do Wolverine lançadas até hoje.