Falar de morte em histórias em quadrinhos é sempre algo complicado. Por se tratar de uma mídia continuada, é raro termos uma morte definitiva. Na franquia X-Men por exemplo, muitos foram e voltaram da morte, através das explicações mais mirabolantes possíveis. Todavia, para fechar nossa série Entendendo Wolverine, não vi outra opção a não ser fechar com a bem recente Morte, e vou explicar o porquê disso.
A hq foi lançada no ano de 2014, tendo autoria de Charles Soule (roteiro) e Steve McNiven (arte). McNiven faz um trabalho espetacular na revista, particularmente, um dos meus favoritos do artista. Diversas capas dariam ótimos posteres e as cenas de ação ficaram espetaculares. Soule é um roteirista que contava com trabalhos na DC Comics e era então recém chegado na Marvel.
A proposta de Soule foi o que me fez escolher essa hq para fechar a série Entendendo Wolverine. Soule escreve em 4 partes a morte do mutante relembrando em cada número, fases marcantes do personagem. Canadá, Madripoor, Japão e Arma X. Quatro fases que você com certeza já conferiu aqui. As localidades e participações de personagens já consagrados da franquia mutante fazem parte do conjunto.
A morte de Wolverine foi uma hq que dividiu opiniões. Este trecho tem pequenos spoilers do enredo, então se não quiser estragar nada, pule! Logan morreu de forma... anônima. Um vilão totalmente inesperado foi indiretamente responsável por sua morte. Foi uma morte heroica mas sem "grife", se comparada a outras mortes no universo das hqs como a do Superman. Isso gerou reclamações por parte de alguns fãs. A meu ver, foi uma morte digna. Acho que chamar mais atenção daria a morte um caráter de espetáculo, que não é condizente com a perda de uma vida, algo que não deveria ser comemorado. Ficou simples, mas longe de ser uma característica que tire o brilho da hq.
O enredo se passa num período complicado da vida de Wolverine, pois o mutante perdeu seu fator de cura. Com um valor colocado por sua vida, Logan se vê obrigado a se isolar numa ilha para evitar que pessoas próximas se envolvam na sua captura e acabem pagando. Após ser atacado, Wolverine resolve ir atrás de quem o está perseguindo.
Links para download:
E aqui encerramos a série Entendendo Wolverine. Espero que vocês tenham gostado e que tenha sido útil para você que se interessou em saber mais sobre o personagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário