segunda-feira, 28 de julho de 2014

Entendendo Wolverine: #04- A Primeira Aparição e detalhes da criação


Em meados dos anos 70, mais precisamente em 1974, no mês de outubro, na hq de número 180 do Incrível Hulk estreava um mero coadjuvante, de roupa amarela e com bigodes na máscara. O até então desconhecido seria um novo vilão para o golias esmeralda. Quem diria que as coisas tomariam outro rumo?
            Este personagem é Wolverine. Seus criadores foram Len Wein, que no momento era roteirista da revista do Hulk e John Romita Sr., que fez o design do personagem. Embora tenha feito o design, na hq o desenhista foi Herb Trimpe. Na história de estreia, além do Hulk, o mutante tem que encarar o monstro Wendigo, e já chega mostrando as caras: sem medo de dois oponentes com o dobro de seu tamanho.

Rascunhos de John Romita Sr.



            O enredo é simples: O governo canadense, preocupado com a proporção de um confronto entre Hulk e Wendigo poderia tomar, resolve convocar seu agente, Arma X/Wolverine para agir.

Curiosidades da Criação
- Um dos motivos para a criação de Wolverine era que, de acordo com o editor da época Roy Thomas, a Marvel precisava de um herói canadense, já que as vendas eram muito altas por lá.
- Justamente pela necessidade do herói canadense, resolveram se inspirar num animal típico de lá: o carcaju (em inglês: Wolverine). Esse animal é baixinho, peludo e bem agressivo (coincidências?)
- Na primeira ideia de mutação de Wolverine, ele seria uma versão “evoluída” do carcaju, mas essa ideia foi rejeitada pelos editores da Marvel.
- Originalmente, as garras de Wolverine pertenciam as suas luvas. Não havia qualquer menção ao esqueleto de adamantium.
- A máscara original de Wolverine possuía bigodes. Entretanto, Gil Kane resolveu mudar, pois estava insatisfeito com a tal máscara. Dave Cockrum aprovou a mudança e aquele modelo ficou definitivo.

A Mudança

- Wolverine entrou para os X-Men na reformulação da equipe, até então o patinho feio da Marvel. Esta reformulação foi liderada por Len Wein, criador do personagem, e pelo desenhista Dave Cockrum. A ideia era formar uma equipe de super heróis estrangeiros e romper com os personagens anteriores da franquia X. Foi o início da transformação dos X-Men de pior para a melhor franquia de quadrinhos da Marvel.

O Início da Reformulação

- Wolverine era cogitado para ser jovem e ter mais ou menos 19 anos. Porém, após uma edição onde aparece com barba, Claremont e Cockrum concordaram que o personagem ficaria melhor mais velho e maduro.
- No início, Wolverine era totalmente raivoso e precipitado. Apenas com a entrada de John Byrne, em parceria com Claremont, o personagem foi ganhando contornos melhores em relação a sua personalidade, além é claro, de mais destaque.
- Recentemente, foi confirmada a informação de que John Byrne se inspirou no ator Paul D'amato, o qual ele viu num filme chamado "Slap Shot", de 1977. Segue um vídeo do trabalho do ator no filme:

Outros confrontos com o Hulk
Incredible Hulk #340
Num tie-in da boa saga Queda dos Mutantes, Wolverine confronta o Hulk em Dallas. Escrita por Peter David e desenhada por Todd Mcfarlane, possui uma das melhores capas de todos os tempos e foi a primeira vez que Wolverine de fato lutou de igual pra igual contra um personagem com força muito maior que a sua, chegando a “apagar” o Hulk.


Savage Wolverine #5
Na conclusão da passagem de Frank Cho pelo título, Wolverine tem uma luta rápida contra o Hulk, enquanto tenta fugir de uma ilha amaldiçoada.




Links:

Extras: 

No próximo "Entendendo Wolverine", a chegada aos X-Men!

Nenhum comentário:

Postar um comentário