quinta-feira, 16 de julho de 2015

Discutindo o protagonismo de Wolverine nos cinemas


            Nesta quinta, dia 26 de julho de 2015, foram reveladas algumas imagens do filme X-Men Apocalipse, com estréia marcada para o ano que vem. Algumas das imagens foram muito animadoras, como o uniforme da personagem Psylocke e a Tempestade de cabelo moicano. O site Comic Book Resources gostou da empolgação, e fez uma matéria listando 5 motivos pelo qual X-Men Apocalipse tem tudo para ser o melhor filme da franquia de todos os tempos. Não vou entrar no mérito dessa hype exacerbada que fãs, em geral, do “grande público”, tem ao ver imagens de revistas e trailers, pois sou adepto de esperar o resultado final. Irei discutir aqui a razão número 4 citada na matéria: “No Wolverine”, traduzindo livremente, sem Wolverine.
            Ora, como fã do personagem e dos X-Men, pra mim parece surreal alguém comemorar a não presença dele num filme da franquia. Porém, isso é algo recorrente por fãs e “fãs” internet afora.
            Portanto, vamos a explicação do site. Eles alegam que Hugh fez um ótimo trabalho, que está na história, e que é por isso que a Fox o colocou no protagonismo por SEIS filmes (dois próprios). Anote aí, esse será o foco de nossa discussão. Os argumentos são: o romance de Scott e Jean ficou de lado, Logan “roubou” de Kitty o papel em Dias de um Futuro Esquecido e a Saga da Fênix Negra no desastroso X3 focou mais no drama dele do que em outras coisas. Primeira Classe é considerada a maior prova de que um filme dos X-Men pode funcionar sem Wolverine (a participação foi apenas em uma, mas memorável cena). Por fim, encerram dizendo que Wolverine fora, ou, caso participe, seja algo bem rápido, é uma coisa “boa”.
            Primeiramente, gostaria de dizer o seguinte: Wolverine não precisa estar fora dos filmes para termos destaque a outros personagens, como mostrarei em seguida filme a filme. Este é um tabu que pra mim se assemelha muito a questão do Wolverine ser muito exposto e/ou muito utilizado nas histórias em quadrinhos, algo que já comentei aqui.
            Então vamos ver o protagonismo de Wolverine filme a filme:

X-Men: O Filme (2000)
            Podemos dizer que, dos membros dos X-Men, Wolverine foi um dos destaques. Praticamente, o personagem cumpriu a função de ser o intermediário do público com a trama, já que Xavier explica a ele todo o funcionamento da equipe X-Men e do universo dos filmes em si.
            Porém, quando estamos falando de protagonismo só isso não basta. Temos que ver qual foi a contribuição que cada herói deu para a trama. Wolverine participou da batalha final, fechando a equipe com Tempestade, Jean e Ciclope. Wolverine teve um papel decisivo ao derrotar Mística e ao praticamente “salvar” Vampira com seu fator de cura. Porém, Ciclope também teve um papel importante, pois atingiu Magneto para que Wolverine destruísse a máquina e também foi responsável por derrotar Dentes de Sabre, com ajuda de Jean e Wolverine. Tempestade foi responsável por derrotar Groxo e garantir que os X-Men chegassem em segurança até a ilha, com a manipulação do tempo. Jean Grey foi a que teve a participação mais tímida, apenas colaborando em alguns momentos com a equipe. Ah, e não vamos esquecer da Vampira, peça fundamental do roteiro embora não estivesse diretamente na ação.
            Podemos ver que, no primeiro X-Men o saldo foi bem equilibrado, com a balança tendendo para Wolverine por ter sido o intermediário público/filme, algo que pra mim, é muito “leve” para dizermos que Wolverine tem realmente um grande protagonismo dentro desse filme, se destacando muito além dos outros personagens. Talvez o destaque possa valer porque Hugh Jackman interpretou melhor o personagem do que os outros atores e atrizes interpretaram os seus, mas isso não é culpa do roteiro certo?

X-Men 2 (2003)
            A participação de Wolverine tem dois destaques: o primeiro é a excepcional cena da Mansão X, onde Logan está no centro da ação ajudando os mutantes mais novos a fugir. Outro momento de destaque é a luta contra Lady Deathstrike, muito boa por sinal. Por fim, dois flashbacks da Arma X durante o filme. Essas foram as colaborações que Wolverine teve com o filme.
            Agora vamos aos outros personagens. Ciclope realmente foi jogado pra escanteio, sendo facilmente capturado e depois tendo uma luta com Jean Grey. Tempestade ajudou Jean a recrutar Noturno, livrou o X-Jato de um bombardeio dos mísseis, ajudou na entrada dos X-Men na base de Stryker, derrotou Jason e salvou Xavier. Fez bastante coisa não? Se formos contar a colaboração com a equipe, ajudou muito mais do que Wolverine...
            Jean Grey começou a apresentar distúrbios em seus poderes, e foi grande responsável pelo salvamento da equipe ao final do filme, quando utiliza o máximo de seu poder para levantar o jato e se sacrificar. Noturno teve uma participação em ação praticamente limitada a uma cena, mas que é uma das mais memoráveis do cinema de super heróis e lembrada até hoje. Posteriormente, teve alguns diálogos interessantes, principalmente com a Tempestade.
            Os mutantes mais novos, como Vampira, Pyro e Homem de Gelo tiveram participações esporádicas, com destaque para Pyro que mudou de lado, causou um bom estrago em frente casa de Bobby e teve um diálogo interessante com Magneto.
            Quanto aos vilões, Magneto teve um grande papel no filme, por ter revertido a situação e levado o perigo da morte aos humanos. Além disso, teve a grande cena onde escapa da prisão de plástico e se une aos X-Men para combater Stryker, após salvá-los do desastre do X-Jato. Mística tem uma participação muito melhor do que no primeiro, sendo a grande responsável por obter os dados de Stryker e colaborar decisivamente para a invasão da base do vilão.
            William Stryker é o vilão principal do filme. Este teve grandes momentos, indo desde toda a organização do plano para combater os mutantes até sua pequena história com seu filho Jason, que não conseguiu ser “curado” por Xavier.
            Portanto, mais uma vez vemos que Wolverine teve uma boa participação, mas, outros mutantes também tiveram grandes momentos, principalmente Tempestade, Magneto e Noturno. Não consigo identificar um protagonismo muito grande de Wolverine dentro desse filme, assim como em X-Men O Filme.

X-Men 3 (2006)
            X-Men 3 é um desastre em todos os aspectos (exceto a trilha sonora). Wolverine, assim como outros personagens, vai mal no filme e neste sim, podemos destacar um protagonismo considerável do personagem, já que o drama dele com Jean Grey é mais destacado do que o drama da existência de uma  mutante muito poderosa que pode comprometer a vida de todos. Neste, que é o pior filme da franquia, Wolverine é sim, muito protagonista e muito mal trabalhado.

X-Men Origens Wolverine (2009) e Wolverine Imortal (2013)
            Bom, são filmes do Wolverine certo? Logo, ele é protagonista...

X-Men Primeira Classe (2011)
            Neste filme, a participação de Wolverine se resume a uma única cena, onde ele despacha Xavier e Magneto. O filme foi a redenção da franquia X-Men nos cinemas.

X-Men Dias de um Futuro Esquecido (2014)
            O excepcional filme de 2014 foi ambicioso, tentando acertar a cronologia da franquia através da viagem no tempo. Este filme pra mim é o maior exemplo de que podemos ter Wolverine, e dar a devida atenção a todos outros personagens que lá estão.
            Para mim, Wolverine tem de longe sua melhor participação em todos os filmes da franquia sendo um importante elemento da história, mas longe de ser protagonista. Embora ele viaje no tempo para alertar a Xavier sobre a importância dos X-Men naquele momento, todo o filme é centrado no Professor X, Magneto e Mística. Para mim, Mística foi a que teve o maior destaque por ser peça central da trama e foi muito bem interpretada pela boa atriz Jennifer Lawrence. Magneto foi tão bom quanto Primeira Classe e Xavier foi construindo sua nova personalidade.
            Interessante é ver a matéria falar que Wolverine roubou o papel de Kitty Pryde. Ora, ninguém falou que Tony Stark roubou o papel de Hank Pym em Vingadores 2. É impressionante o quanto as mudanças do outro estúdio são infinitamente mais bem aceitas. Ora, dentro da cronologia mutante nos cinemas, era impossível que Kitty voltasse, logo, Wolverine parecia a opção mais plausível, principalmente depois da justificativa de danos a mente que a viagem no tempo causava. Assim como em Vingadores 2, Hank Pym ainda não tinha feito sua estréia no Universo Cinematográfico da Marvel.
            Enfim, podemos ver que, analisando friamente, Wolverine pode sim, ter tido um bom destaque na franquia, mas está muito, muito longe de ter sido o único personagem que foi bem retratado e teve cuidado de diretores e roteiristas dentro dos filmes dos X-Men. Para mim, muito deste destaque se dá pelo fato de que Hugh Jackman é um ótimo ator e realmente gosta do personagem, dando mais atenção do que outros. Wolverine pode sim, estar no filme dos X-Men e outros personagens terem grandes participações, como já vimos principalmente em Dias de um Futuro Esquecido. É interessante também ver que os fãs reclamam do protagonismo de Wolverine nos filmes, mas não ligam muito para o protagonismo nas hqs, já que nas principais sagas mutantes, Wolverine tem muito destaque em comparação com outros personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário