quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Entendendo Wolverine #07 - Grandes Clássicos 1: Grandes momentos nos X-Men

Nesta etapa da série Entendendo Wolverine, vamos começar a trilogia “Grandes Clássicos falando dos grandes momentos do personagem em grandes sagas mutantes, com destaque principalmente para os anos 80.

A Saga da Fênix Negra


Quem é fã dos X-Men com certeza sabe do que se trata esta hq. Considerada por muitos uma das melhores sagas não só dos mutantes, mas também de toda Marvel, a história tem como o foco Jean Grey, que perde o controle dos poderes de Fênix após um ataque dos estreantes vilões “O Clube do Inferno”. O ápice da parceria Claremont/Byrne está escrito nas páginas de X-Men 129 até 137.
Aqui, Wolverine tem enfim, seu potencial aproveitado por completo. Dado como morto após o ataque fracassado dos X-Men contra o Clube do Inferno, Wolverine reaparece no esgoto com a clássica frase “Agora é minha vez!” e, no número seguinte, solta toda sua raiva em cima dos vilões até ajudar os X-Men a se libertarem. Foi um dos momentos mais importantes da saga, principalmente porque logo após os X-Men se libertarem, Jean perde o controle e se torna a Fênix Negra. O resto... é história!


Dias de um Futuro Esquecido
A hq que serviu de base para o excelente último filme dos mutantes, Dias de um Futuro Esquecido é a etapa final da parceria Claremont/Byrne. Se passando num futuro distópico onde as Sentinelas tomaram o controle do mundo, alguns poucos mutantes lutam em resistência. Seu plano é utilizar os poderes de Rachel, para fazer com que Kitty Pryde volte no tempo e avise os X-Men da tentativa de assassinato do Senador Kelly, fato que foi o estopim para a aplicação do programa Sentinela.
O destaque aqui não vai para o Wolverine do tempo presente, mas sim do futuro. Com alguns fios brancos no cabelo, Logan é apresentado muito mais velho e é um dos líderes do movimento de resistência mutante. Uma das cenas mais clássicas é quando leva um tiro em cheio de uma Sentinela, e fica com boa parte de seu esqueleto de adamantium a mostra.

A Saga da Ninhada 

Nesta saga, uma raça de alienígenas chamada Ninhada infectam os X-Men deixando um ovo alien dentro de cada um dos membros.
Wolverine parte para uma jornada solitária tentando se livrar da infecção. Este número em especial, conta com Dave Cockrum fazendo um excepcional trabalho nos desenhos.

Massacre de Mutantes
Massacre de Mutantes foi uma saga que envolveu não só os X-Men, mas também X-Factor, Novos Mutantes, Quarteto Fantástico e até mesmo a equipe mirim Power Pack. Os carrascos partem para atacar os Morlocks, começando um verdadeiro massacre de mutantes nos esgotos. Os X-Men partem então para a defesa dos mutantes, embora sem muito sucesso.
Wolverine aqui tem grande destaque, principalmente por seu primeiro confronto contra Dentes de Sabre, que foi de fundamental importância para a sobrevivência de alguns mutantes.



Queda dos Mutantes
A saga que passou por muitas controvérsias durante seu desenvolvimento tem os X-Men enfrentando uma entidade cósmica chamada Adversário. A história envolve outros títulos, como os já tradicionais X-Factor e Novos Mutantes, e participações de outros heróis da Marvel em spin-offs como Demolidor e Hulk.

Wolverine tem grande participação nesta saga. Enquanto Tempestade, sem poderes, vai atrás de Forge, cabe a Logan, contrariado, liderar a equipe por ordem de Ororo. Wolverine tem dificuldades mas vai lidando com a situação até que Tempestade volte ao final da saga. Logan também livra os X-Men de um confronto com o Hulk, ao chegarem em Dallas, na edição que tem a melhor capa de todos os tempos, votada pelo site oficial da Marvel.


Por aqui, encerramos mais uma etapa da série Entendendo Wolverine. No próximo, as melhores lutas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário